Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O que vale mais a pena: CLT ou freelancer? Saiba a diferença de cada um

Desde sempre, ter a carteira assinada por uma empresa era sinônimo de estabilidade, ser CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) era e ainda é para alguns, a certeza de que não faltará o básico para sobreviver, uma vez que mesmo que a empresa me desligue, a Lei do Trabalho me vai me assegurar de alguma forma.

Porém, com a crise econômica do nosso país, com o advento da internet e a pandemia do Covid-19, alguns outros modelos de trabalho ganharam visibilidade em nossas vidas.

Podemos ser CLT e trabalhar de forma remota, o que diminuiu os gastos de uma empresa com alguns funcionários.

E para aquelas pessoas que não são CLT, que não têm suas carteiras assinadas?

A própria crise econômica abriu outras portas para os que não conseguiram um trabalho com registro em carteira e passou a oferecer seus serviços para vários nichos de forma autônoma ou MEI.

Hoje contamos com um número muito expressivo de profissionais atuando no mercado como freelancer, alguns descobriram outros mercados para atuar além dos já conhecidos por eles.

Não poderíamos indicar qual o melhor caminho para cada um de vocês que estão lendo este artigo, pois para alguns a “estabilidade” oferecida pela CLT é muito melhor do que a liberdade de se poder trabalhar para mais de um cliente, no seu tempo e com os seus próprios valores.

Qual a melhor opção: CLT ou Freelancer?

Esta não é uma pergunta muito fácil de responder, pois devemos, levar em conta alguns fatores, fatores estes com base em como somos, o que cada um de nós está buscando ou esperando.

Portanto, o que é bom para uns, pode não ser tão bom para outros.

Enquanto um modelo de trabalho me garante por lei alguns benefícios, o outro modelo não me garante nada.

Mas vejamos quais as vantagens de um e de outro modelo.

Vantagens de ser um CLT

Manter um funcionário registrado gera para o empresário muitos gastos, o que o impossibilita às vezes de manter mais pessoas em seu quadro de funcionários.

Ter registro em carteira, ou ser um CLT, significa ter assegurado seus direitos, enquanto estiver trabalhando e no momento de uma demissão, mas não é e nem nunca foi garantia de emprego.

Benefícios em ser CLT:

  • Jornada de trabalho pré estabelecida
  • Salário fixo
  • Férias
  • Décimo terceiro salário
  • Seguro desemprego caso perca o emprego depois de seis meses de trabalho
  • Pagamento da previdência social para fins de aposentadoria, entre outros benefícios.

Vantagens de ser um Freelancer 

Ser um freelancer é trabalhar por conta própria.

Para quem deseja trabalhar como freelancer, pode abrir um MEI (microempresário individual) e se tornar um microempresário, o que não é obrigatório, mas é bom para fins de aposentadoria, auxílio-doença, entre outras coisas.

Além de poder formalizar o seu pequeno ou micro negócio com um CNPJ e com a emissão de nota fiscal se for preciso.

Um freelancer pode prestar serviço para mais de uma empresa ao mesmo tempo, atuar com mais de um produto ou serviço.

Benefícios em ser Freelancer:

  • Fazer o próprio horário
  • Atuar para mais de uma empresa ao mesmo tempo
  • Poder organizar suas atividades de acordo com as necessidades dos seus clientes
  • Ser dono do seu próprio negócio

Para algumas pessoas, apenas o fato de não precisar cumprir uma carga horária já compensa a falta de registro em carteira.

Porém, é preciso ter muito cuidado com isso, pois não ter “horário” pode prejudicar muito uma pessoa que não é organizada com seus deveres, ou que tende a deixar tudo para a última hora.

Se este for o seu caso, sugiro que antes de iniciar uma carreira como freelancer você faça um treinamento de gestão do tempo, ou de como abrir e manter seu próprio negócio, para que consiga se organizar e não perder clientes.

Como vimos neste artigo, ser CLT ou Freelancer é uma questão pessoal e de oportunidade, as duas têm suas vantagens e desvantagens, o importante é saber qual delas você prefere e se encaixa.

Na UniPROF desenvolvemos cursos que podem lhe ajudar neste momento a entender o que pode ser melhor para você e para o seu futuro negócio.

Como abrir um MEI, como começar o seu negócio com o planejamento, pesquisas de mercado, nós oferecemos muitos cursos para quem está começando e para quem já tem um pequeno negócio, mas quer melhorar as vendas e visibilidade.

Visite nosso site, veja quais os cursos que preparamos e disponibilizamos para você.

Faça já sua inscrição em um de nossos cursos profissionalizantes e mude a sua vida.

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Artigos relacionados

5 profissões em alta no final do ano

Quais são as atividades que estão em alta neste final de ano e que vão se destacar no próximo ano? Veja aqui neste artigo 5 atividades e profissões que você pode exercer e abrir seu próprio negócio.

Como aumentar as vendas na internet do seu pequeno negócio na Black Friday

Neste artigo passaremos algumas dicas de como realizar sua Black Friday, como fidelizar seus clientes e garantir boas vendas neste final de ano.

Como se preparar para faturar mais no fim do ano

Neste artigo veremos o que pode ser feito para aumentar as vendas no fim de ano e faturar com isso, além de estratégias para não perder a oportunidade de manter as vendas após o período de festas.

Por que investir na profissão de cuidador de idosos?

Você já pensou na possibilidade de ser um cuidador de idosos? Você sabia que esta é hoje uma profissão que cresce muito no mercado? Veja este artigo que preparamos para você, falamos sobre cursos e cuidados que a pessoa precisa ter para ser e atuar nesta área.