Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Por que investir na profissão de cuidador de idosos?

Por que eu deveria investir na profissão de cuidador de idosos?

Primeiramente, porque hoje esta função é regulamentada e caracteriza uma profissão, mas, além disso, porque é uma profissão que vem ganhando muito espaço no mercado de trabalho.

O brasileiro está vivendo mais e com isso a necessidade de ter profissionais preparados para ajudá-los em suas deficiências adquiridas aumenta cada vez mais.

O que todos esperamos é ter uma velhice saudável, sem limitações de locomoção ou de qualquer outro tipo, mas nem sempre isso é possível, e acabamos por precisar da ajuda de uma outra pessoa para os cuidados básicos, como a higiene e alimentação.

Para atuar como cuidador de idosos é preciso antes de qualquer coisa gostar de pessoas, gostar de ajudar pessoas, sobretudo de pessoas que já não conseguem mais ter a mesma mobilidade e agilidade de antes.

Além disso, é preciso fazer um curso de cuidador de idosos para poder atuar na área como profissional.

Quem optar por essa profissão, saiba que o mercado de trabalho está crescendo muito e isso se deve a baixa taxa de mortalidade dos idosos.

Mas o que é preciso para ser um cuidador de idosos?

Realização de bons cursos para qualificação

Cursos de especialização e capacitação são fundamentais, não basta apenas querer cuidar de alguém, é preciso saber como cuidar.

Alguns idosos sofrem de doenças crônicas e vão precisar de cuidados por muito tempo e no geral estes cuidados são específicos, outros estão em recuperação após o acometimento de uma doença.

É preciso, portanto, entender que tipo de cuidado este idoso precisa e por quanto tempo.

Por isso, não faça qualquer curso, escolha o melhor, isto irá garantir a qualidade da sua capacitação.

Mercado de trabalho

Os brasileiros estão vivendo mais, e com isso, surge a necessidade de ter pessoas qualificadas para cuidar deles.

Geralmente a família do idoso trabalha o tempo todo e não consegue atender às suas necessidades, por isso contratam um cuidador para cuidar de seus pais, avós, enfim dos idosos de sua família. 

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o total de indivíduos com mais de 60 anos, deve mais que dobrar em 2050, o percentual de pessoas na terceira idade deve saltar de 9,5% para 21,8%, ou seja, a população de idosos deve ultrapassar a marca de 40 milhões.

O que indica uma necessidade muito grande de pessoas que sejam cuidadores de idosos.

Qualificação e especialização em outras áreas

A qualificação básica para ser cuidador de idosos é apenas o início se quiser realmente fazer carreira e se estabilizar como cuidador.

O que encontramos no mercado hoje são profissionais multidisciplinares que são treinados para outras áreas, como legislação, psicologia, primeiros socorros, nutrição e reanimação cardíaca, isso porque o paciente precisa de muito mais do que alguém que o alimente.

Se você escolheu ser cuidador de idosos, se prepare para uma vida cheia de qualificações e aprendizados.

Onde conseguir trabalho

Não será difícil arrumar um trabalho assim que se forme, hospitais, asilos, atendimentos particulares e até agências especializadas neste tipo de profissão, oferecem vagas para quem já se formou e está pronto para iniciar.

Entretanto, apesar do mercado estar superaquecido para esta profissão, não custa usar suas redes sociais para fazer a divulgação da sua profissão.

A UniPROF tem vários cursos para te ajudar neste início, cursos de como postar e publicar em redes sociais, ou ainda como criar uma conta empresarial e muito mais, tudo para que você tenha por onde começar a sua carreira.

Retiramos uma vídeo aula do curso cuidador de idosos para que você possa ter uma ideia do que é a profissão, o que esperar dela e como atuar da melhor forma, assista:

Muito mais que uma carreira

Cuidar de idosos é muito mais que uma carreira, é uma doação constante de paciência, boa vontade, amor, compreensão, que são sentimentos que fazem com que o trabalho de fato seja diferenciado dos demais.

Mas, não basta apenas gostar de cuidar é preciso saber como fazer, o amor e o carinho que a profissão exige não pode ser ensinado por ninguém, mas as técnicas para um bom cuidado estas podem e são passadas em nossos cursos.

Visite o nosso site, veja os cursos que oferecemos, veja mais sobre o curso de cuidador de idosos.

Inscreva-se agora e não perca mais tempo, comece ainda hoje o curso que pode mudar a sua vida.

A UniPROF aguarda por sua visita e caso tenha alguma dúvida é só entrar em contato com a gente.

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Artigos relacionados

O que vale mais a pena: CLT ou freelancer? Saiba a diferença de cada um

Veja neste artigo algumas diferenças entre um CLT e um Freelancer, entenda quais as vantagens e desvantagens de um ou de outro modelo. Qual o melhor modelo para se atuar hoje em dia?

5 profissões em alta no final do ano

Quais são as atividades que estão em alta neste final de ano e que vão se destacar no próximo ano? Veja aqui neste artigo 5 atividades e profissões que você pode exercer e abrir seu próprio negócio.

Como aumentar as vendas na internet do seu pequeno negócio na Black Friday

Neste artigo passaremos algumas dicas de como realizar sua Black Friday, como fidelizar seus clientes e garantir boas vendas neste final de ano.

Como se preparar para faturar mais no fim do ano

Neste artigo veremos o que pode ser feito para aumentar as vendas no fim de ano e faturar com isso, além de estratégias para não perder a oportunidade de manter as vendas após o período de festas.