Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Como fazer a gestão do meu micro negócio

Pronto, você já abriu a sua empresa, agora precisamos fazer a gestão do seu micro negócio. A gestão é muito importante durante todo o processo, mas é ainda mais no início.

Muitos micro negócios fecham suas portas por falta de administração e gestão, perdem o controle mesmo antes de começar a faturar.

Por isso criamos este artigo e aulas para lhe ajudar a fazer a gestão do seu micro negócio para que ele se torne grande e tenha muito sucesso.

Uma boa dica é observar quem já está faturando e ganhando dinheiro, aprenda com os erros que foram cometidos, e como as pessoas fizeram para sair destas situações.

Além disso, podemos dividir a gestão do micro negócio em três momentos, são eles:

  • Gestão financeira
  • Gestão de investimentos
  • Gestão de crise

Gestão Financeira

Muitos micro negócios quebram por falta de gestão financeira.

É preciso ter tudo sob controle, é preciso saber quanto se gasta para manter o negócio rentável, o quanto se ganha, quais os principais ofensores neste momento, aluguel, mão de obra, etc.

É preciso ter em mente o custo total do produto ou serviço que oferece e ainda ter lucro, ou pelo menos no início a conta bater.

Por isso, faça a gestão financeira diária, custos (saída) x entrada (ganhos), calcule tudo e não deixe nada escapar.

Gestão de Investimentos

No início, talvez não consiga fazer grandes investimentos, mas quando puder, invista em equipamentos ou produtos para o seu micro negócio, investir em estoque se for o caso, ou um novo maquinário.

Contratar mais pessoas, aumentar o local onde está instalado seu micro negócio, mas não se esqueça de verificar qual tipo de empresa é a sua, pois se ela for MEI você só poderá ter apenas um funcionário e não poderá faturar mais de R$81.000,00 por ano.

Veja aqui neste vídeo aula que a UniPROF preparou para você que tipo de empresa é a sua e qual a sua capacidade de ampliação segundo a legislação:

Gestão de Crise

Todos desejamos que não aconteça nenhuma crise, mas o mercado ainda está muito instável e as crises acontecem de um dia para outro.

Neste sentido, é preciso saber negociar com fornecedores, clientes, bancos, tributação, tudo o que puder ser negociado neste momento para que se tenha mais tempo para ganhar dinheiro e fazer movimentar o seu micro negócio.

Comece negociando e pagando as dívidas com juros maiores, se precisar fazer um empréstimo, que este seja capaz de pagar todas as suas dívidas juntas e que lhe permita assumir parcelas mensais, sem se enrolar novamente.

Mantenha o controle de tudo no seu micro negócio

Dizem que “o olhar do dono engorda o gado”, e é verdade, só o dono para saber o quanto tudo aquilo custou e ainda custa para ele.

Ainda que tenha funcionários e tenha delegado funções, fique sempre de olho, controle e faça a gestão de perto, assim será possível prever ou se preparar para qualquer eventualidade.

Cuidado com estoque

Se o seu micro negócio precisa de estoque, então fique de olho nele, não espere para repor o que falta quando já estiver faltando.

Esta gestão é muito particular, mas existe uma regra que é geral para este controle, planilhas diárias.

Será preciso fazer a contagem todos os dias, desta forma você além de ter o controle do que tem, evita desperdícios.

Estoque é dinheiro.

Porém, se seu micro negócio não precisa de estoque, cuide dos seus equipamentos e os mantenha sempre em boas condições para o trabalho.

Atenção para seus clientes

Seu micro negócio não será nada se não houver clientes para comprar seus produtos ou serviços, por isso cuide bem deles, ouça suas queixas quando houver, valorize suas opiniões e permita que eles façam sugestões.

A ideia é manter os ouvidos abertos para qualquer manifestação do seu cliente.

Além disso, crie um sistema de relacionamento com eles, tenha um histórico de compras, datas importantes como aniversário, e sempre que for possível ou sempre que pensar em mudar alguma coisa em seu negócio, ofereça aos clientes uma forma de opinar sobre o que você deseja fazer.

Clientes satisfeitos geram mais retornos, pois indicam o seu negócio para outras pessoas, o famoso marketing boca a boca.

Fazer a gestão de um micro negócio não é tão difícil assim, mas é preciso ter conhecimento e saber por onde começar e o que observar.

Sendo assim, a UniPROF oferece cursos profissionalizantes para ajudar você e seu micro negócio a crescer.

Visite o nosso site e veja os cursos que estão disponíveis.

O vídeo que disponibilizamos neste artigo faz parte de um dos cursos que oferecemos.

Matricule-se hoje mesmo e aprenda a fazer a gestão do seu micro negócio.

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Artigos relacionados

O que vale mais a pena: CLT ou freelancer? Saiba a diferença de cada um

Veja neste artigo algumas diferenças entre um CLT e um Freelancer, entenda quais as vantagens e desvantagens de um ou de outro modelo. Qual o melhor modelo para se atuar hoje em dia?

5 profissões em alta no final do ano

Quais são as atividades que estão em alta neste final de ano e que vão se destacar no próximo ano? Veja aqui neste artigo 5 atividades e profissões que você pode exercer e abrir seu próprio negócio.

Como aumentar as vendas na internet do seu pequeno negócio na Black Friday

Neste artigo passaremos algumas dicas de como realizar sua Black Friday, como fidelizar seus clientes e garantir boas vendas neste final de ano.

Como se preparar para faturar mais no fim do ano

Neste artigo veremos o que pode ser feito para aumentar as vendas no fim de ano e faturar com isso, além de estratégias para não perder a oportunidade de manter as vendas após o período de festas.

Por que investir na profissão de cuidador de idosos?

Você já pensou na possibilidade de ser um cuidador de idosos? Você sabia que esta é hoje uma profissão que cresce muito no mercado? Veja este artigo que preparamos para você, falamos sobre cursos e cuidados que a pessoa precisa ter para ser e atuar nesta área.