Uma fanpage é uma página comercial voltada para a sua marca, para exposição e venda de seus produtos ou serviços.
Assim como acontece no Instragram, o Facebook também permite que se tenha uma página comercial, porém, diferentemente do Instagram, a fanpage precisa estar vinculada a um perfil real que será o proprietário da página.
Precisamos admitir que nos dias de hoje quem não tem sua marca divulgada em redes sociais está perdendo dinheiro ou, no mínimo, deixando de ganhar.
Por isso é importante para o sucesso do seu negócio ter páginas em redes sociais.
Como criar a sua fanpage no Facebook
Como dito anteriormente, você precisa ter um perfil no Facebook para poder criar a sua fanpage.
- Não tem perfil no facebook: baixe o aplicativo no celular ou acesse pela web facebook.com e clique em criar nova conta, preencha os dados que serão pedidos e pronto sua conta está aberta.
- Já tem perfil no facebook: neste caso, acesse sua conta, na barra azul na parte de cima da tela, clique em Criar e em seguida clique em Página. Agora, na tela que vai abrir, escolha a categoria da página com base em seu negócio, para vendas escolha a opção Negócio ou Marca, se vai oferecer serviços, escolha a opção Comunidade ou Figura Pública.
Qualquer que tenha sido a escolha da categoria, o próximo passo será a escolha do nome para a fanpage. Procure ler a política de uso do facebook para não ter problemas com a sua página e ela ser retirada do ar.
Personalize sua fanpage
Agora é o momento de personalizar a sua fanpage, escolha uma foto para perfil e outra para a capa da página, que pode ser o seu logo ou qualquer outra foto que represente de alguma forma a sua empresa.
Informações da fanpage
Agora que adicionou a imagem, vamos adicionar as informações sobre a sua empresa – para isso, é preciso clicar em Editar na parte superior da tela e acessar Configurações da Página.
Nesta tela que se abre, coloque as informações:
- Uma descrição da sua empresa ou do seu negócio
- Telefone de contato
- Endereço de site se tiver
- Endereço físico se tiver
Vale lembrar que estas informações podem ser alteradas sempre que for preciso.
Finalizando a criação da fanpage
A criação da fanpage está pronta, faltam apenas alguns detalhes antes de divulgar para o seu público.
Clique novamente em Configurações na barra superior.
Na guia onde aparece a palavra Geral, você poderá definir algumas coisas, como a visibilidade, permitir ou não a publicação de visitantes, limitar a visibilidade, entre outras opções.
Caso você não seja o único a publicar nesta página, você pode atribuir algumas funções para as pessoas que vão ajudá-lo a administrar a página, para isso acesse Funções Administrativas e atribua ou remova acesso de outras pessoas.
Divulgação
Você já criou e configurou a sua fanpage, agora chegou o momento de divulgá-la para o seu público.
Você pode enviar uma mensagem para todos os seus amigos em seu perfil pessoal falando sobre a sua fanpage, porém existem outras formas.
Uma outra alternativa para gerar visibilidade e até engajamento em sua página é criar anúncios no Facebook, eles não são tão caros e garantem um alcance maior, principalmente no início.
Além disso, uma outra vantagem está em poder definir o perfil das pessoas que você quer alcançar, tornando a sua campanha de marketing muito mais eficiente.
Interação com o público
Procure interagir com seu público, acompanhe e responda os comentários, principalmente os que forem reclamações.
Um grande erro de quem começa é deixar a página abandonada, sem novas publicações ou interações com o público.
Quando você responde rápido um comentário, você está mostrando para o seu público que você se importa com suas questões, e com isso a sua marca ganha além de respeito, autoridade.
Página atualizada sempre
Mantenha sua página sempre atualizada, se deseja promover uma aproximação e uma divulgação maior da sua marca ou negócio, não deixe de fazer postagens, se possível diária, isso fará com que seu público se acostume com o fato de sempre ter algo novo em sua página.
Quando você deixa de publicar ou de responder os comentários, seu público perde o interesse por sua marca e começa a achar que não vale mais a pena segui-la.
Uma dica para que se tenha sempre novos conteúdos é criar um calendário editorial.
Você pode em um ou dois dias definir a estratégia para o mês todo, e deixar todas as postagens agendadas, mas fique de olho nos comentários para conseguir responder a todos e não perder a credibilidade.
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