Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O que é necessário para abrir um CNPJ MEI?

Neste artigo vamos falar sobre o que é necessário para abrir um CNPJ MEI.

Mas antes, você sabe o que é MEI?

MEI – Microempreendedor Individual, foi criado para facilitar a formalização de vários pequenos e micro negócios, sua tributação é inferior se comparada aos outros modelos de empresa.

Além disso, o microempreendedor não precisa de um contador para fazer a gestão do seu negócio, já que toda a contribuição do CNPJ MEI é feita através de uma única guia de recolhimento de impostos, o DAS – Documento de arrecadação do Simples Nacional.

Este modelo de empresa é para que o microempreendedor possa formalizar a sua empresa, dar visibilidade ao seu micro negócio, poder contar com um CNPJ MEI e, com isso, abrir contas em banco e solicitar empréstimos.

Como faço para abrir um CNPJ MEI

É muito simples, mas existem algumas exigências para abrir e ter um CNPJ MEI, vamos a elas:

  • Não ser sócio ou proprietário de outra empresa
  • Ser maior de 18 anos
  • Sua empresa não pode ultrapassar o valor de R$81.000,00 por ano
  • Ter apenas um funcionário

Depois disto é preciso saber se sua profissão ou ocupação consta na lista de atividades que podem ter o CNPJ MEI.

Quais são as vantagens em ter um CNPJ MEI

A principal vantagem é a formalização de sua atividade, a possibilidade de conseguir crédito no mercado, pois agora você terá um CNPJ MEI, porém existem outros pontos positivos:

  • Benefícios previdenciários: aposentadoria, auxílio doença, salário maternidade, entre outros
  • Pagamento de menos imposto: o CNPJ MEI tem a opção da tributação ser pelo Simples Nacional o que quer dizer que se paga uma taxa todo o mês
  • Emissão de nota fiscal: o MEI não é obrigado a emitir nota fiscal para pessoas físicas, mas para pessoas jurídicas que solicitarem nota
  • Abertura do MEI: todo o processo é feito pela internet sem nenhum custo para abrir

Documentos necessários para abrir um CNPJ MEI

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de endereço da empresa e residencial
  • Título de eleitor
  • Número da declaração de imposto de renda do ano anterior, caso tenha feito a declaração.

O CNPJ fica pronto no mesmo dia assim que finalizar o preenchimento das informações pedidas.

Como abrir o seu CNPJ MEI

Todo o processo de abertura é feito pela internet e não tem nenhum custo.

O DAS que será recolhido mensalmente vence sempre no dia 20 de cada mês e o ideal é não pagar com atraso para não haver cobrança de juros e multas.

Hoje o custo está em torno de R$60,00, mas esse valor pode sofrer alterações no futuro.

Nesta vídeo aula que preparamos para você, ensinamos o passo a passo para abrir o seu CNPJ MEI.

Aposentadoria

Esta é uma dúvida de algumas pessoas, ou seja, estou para me aposentar e fiquei desempregado, se eu abrir o MEI perco o meu tempo de contribuição?

Não!

O tempo de contribuição será somado ao tempo de MEI, sem prejuízo algum para o contribuinte ou agora microempresário.

E sua aposentadoria pode sair por tempo de serviço ou por idade, o que vai depender também da legislação que estiver em vigor, mas nunca perderá seu tempo de contribuinte.

Como saber se o MEI é minha melhor opção?

Se você tem um micro negócio e quer formalizar, o MEI com certeza é a sua melhor opção, pois além da facilidade para se abrir uma empresa, você ainda conta com menos burocracia, redução da tributação e impostos, e ainda garante seus direitos previdenciários.

Sabemos que abrir uma empresa é um passo muito importante na vida de uma pessoa, ter um micro negócio envolve algumas etapas.

Desde a idealização até a construção efetiva do sonho.

Por isso, a UniPROF elaborou cursos especializados para lhe ajudar neste seu momento tão especial, visite o nosso site e veja a quantidade de cursos profissionalizantes que estão à disposição.

Se você deseja abrir um negócio, mas não sabe em qual área, veja os nossos cursos, com certeza um deles irá te motivar e inspirar na área certa para você.

Matricule-se já e não perca mais tempo e dinheiro, a UniPROF estará com você em todos os processos, do início até a venda do seu produto, oferecendo cursos para profissionalizar o seu negócio.

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Artigos relacionados

O que vale mais a pena: CLT ou freelancer? Saiba a diferença de cada um

Veja neste artigo algumas diferenças entre um CLT e um Freelancer, entenda quais as vantagens e desvantagens de um ou de outro modelo. Qual o melhor modelo para se atuar hoje em dia?

5 profissões em alta no final do ano

Quais são as atividades que estão em alta neste final de ano e que vão se destacar no próximo ano? Veja aqui neste artigo 5 atividades e profissões que você pode exercer e abrir seu próprio negócio.

Como aumentar as vendas na internet do seu pequeno negócio na Black Friday

Neste artigo passaremos algumas dicas de como realizar sua Black Friday, como fidelizar seus clientes e garantir boas vendas neste final de ano.

Como se preparar para faturar mais no fim do ano

Neste artigo veremos o que pode ser feito para aumentar as vendas no fim de ano e faturar com isso, além de estratégias para não perder a oportunidade de manter as vendas após o período de festas.

Por que investir na profissão de cuidador de idosos?

Você já pensou na possibilidade de ser um cuidador de idosos? Você sabia que esta é hoje uma profissão que cresce muito no mercado? Veja este artigo que preparamos para você, falamos sobre cursos e cuidados que a pessoa precisa ter para ser e atuar nesta área.